Procurar no blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como é morar em república

Para muitos morar em república é sinônimo de festas, mas não é bem assim. Quem mora em republica também “mete a cara nos livros” afirma Laís Dayrell, 22 anos, natural de Diamantina MG.

Para Rafael Pereira, 22 anos, natural de João Monlevade MG, morar em república tem dois lados, segundo o estudante, o lado bom é o convívio com outras pessoas que não fazem parte do grupo familiar, pois assim se aprende a conviver com costumes diferenciados. Por outro lado, ficar longe da família e amigos é a parte ruim da história.

 A limpeza da república muitas vezes fica semanalmente para cada um, já as louças cada um lava o que suja, as compras na república do Rafael é feita da seguinte forma; os alimentos básicos e limpeza são comprados juntos, dividindo o preço entre os “republicamos”, da mesma forma com as contas da casa.

O conflito geralmente é causando quando um morador não cumpre o cronograma preestabelecido, seja ele de limpeza ou de simplesmente um aparelho de TV ligado fora do horário.

Segundo Laís, festas não causam constrangimento para os demais moradores, pois quando tem alguma festinha, todos têm que estar sabendo. Rafael também concorda e ainda diz: “Tudo é conversado, se já for me falado antes da festa, acho que não tem problema algum. Até porque não tenho problemas de descansar com barulho“,

A lei principal para se conviver em harmonia em uma república é a do velho ditado popular: “O seu limite termina onde o do outro começa”, sendo assim com respeito mútuo terá uma boa e duradoura relação com os companheiros de república.  

0 comentários:

Postar um comentário